Microadenoma na Hipófise 

Olá Nazireus lindos e lindas.

Já venho comentando aqui a respeito da alta de prolactina que venho enfrentando e esse tem sido o motivo pelo qual não consigo engravidar ainda.

Por indicação de uma amiga finalmente encontrei um GO que me deixou muito mais segura em relação ao diagnóstico e tratamento. (Embora ele tenha deixado claro que  quem vai tratar do problema seria um endocrinologista) ele pediu que eu repetisse todos os exames e dessa vez me pediu uma ressonância magnética com contraste (atenção nesse detalhe, se você sofre com prolactina alta, esse exame deve ser solicitado independente do valor que deu sua PRL e deve ser feito SEMPRE com contraste).

Continuando…

Fiz os exames e foi constatado que eu tenho um microadenoma na hipófise (trata-se de um tumor benigno que fica localizado na região atrás dos olhos e ele que excreta a prolactina) acreditem meus amores eu não fiquei aterrorizada com o diagnóstico o que me deixava muito aflita era a falta dele, se você também esta passando por isso eu quero te tranqüilizar, mais abaixo vou deixar alguns links sobre o assunto para você se informar melhor e de forma segura; minha intenção é contar a minha experiência que pode ser bem diferente da sua.

Enfim… Marquei o endócrino e fui, lá a doutora me tranqüilizou bastante, passou o tratamento que eu vou ter que tomar continuamente para que o “tumor benigno” não cresça, ela me informou que provavelmente o tumor não desapareça mas conseguirei manter ele pequenino com o remédio (a medicação a base de cabergolina é bem carinha) ela me disse que assim que minha prolactina estabilizar eu vou conseguir engravidar 🎉, até porque ela avaliou meus outros hormônios e estão todos dentro dos padrões normais (graças a Deus).

Para resumir e dar uma visão geral do problema para quem nunca ouviu falar sobre isso, a Prolactina é o hormônio responsável pela amamentação, ele deve estar alto apenas durante a gestação (mas nem tanto) e durante o período que a mulher amamenta, no meu caso o “microadenoma” esta excretando esse hormônio o que faz a taxa subir bastante, com isso alguns sintomas bem chatos como: dor de cabeça, falta de libido, dores insuportáveis nos seios, ansiedade, infertilidade. etc… me perseguem. Algumas pessoas tem apenas o aumento do hormônio, neste caso o tratamento é somente para estabilizar a taxa hormonal, para que tem o “tumor” a medicação deve ser tomada continuamente ou seja sem parar, para evitar o crescimento do tumor que pode causar perda da visão periférica (mas calma, apenas se o tumor crescer bastante) por isso é importante tomar o remédio e fazer exames periódicos, no meu caso a médica disse que devo realizar a ressonância a cada seis meses.

Confesso que estou passando por momentos de instabilidade emocional o que me deixa muito preocupada, mas acredito que tomando a medicação corretamente e tomando algumas decisões em minha vida logo logo estarei 100%.

Logo mais farei uma postagem sobre efeitos colaterais da cabergolina e como estou me sentindo ao tomar.

Deixo esse versículo para meditação: “Tal é a confiança que temos diante de Deus, por meio de Cristo. Não que possamos reivindicar qualquer coisa com base em nossos próprios méritos, mas a nossa capacidade vem de Deus. Ele nos capacitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do espírito; pois a letra mata, mas o Espírito vivifica.” (2- Coríntios 3:4-6) MINHA CONFIANÇA ESTA N’ELE!!!

Segue os links que prometi sobre a hiperprolactinemia e o adenoma na hipófise.
Sobre as causas da prolactina alta, diagnostico e tratamento: http://www.precepta.com.br/revisao/diagnostico-tratamento-da-hiperprolactinemia/
http://medsimples.com/hormonio-prolactina/
Um abraço apertado e até o próximo Post.

Deixe um comentário

