JESUS exemplo de Empatia

Olá Nazireus, Boa noite!

Hoje eu quero falar sobre um assunto muito importante para todos, uma palavrinha com muito significado,mas com pouco entendimento.

O motivo que me leva a escrever sobre esse assunto é muito triste, pois hoje um jovem que não citarei o nome se suicidou bem na rua que minha Mainha mora e onde eu vivi a minha infância toda. Ele era um vizinho nosso, um rapaz que frequentou nossa igreja e a Rede de Juniores que liderei com meu esposo há uns 10 anos atrás. Sempre o víamos, mas o corre corre da vida nos impedia muitas vezes de parar e conversar. (Falo por mim, não pelo meu esposo que teve oportunidade de conversar com ele pouco tempo antes do acontecimento).

A verdade é que essa notícia me deixou tão abalada e chocada. Me deixou tão pensativa, por que vemos pessoas todos os dias encontramos pessoas no ônibus, no trânsito, no trabalho, no consultório médico, no condomínio e o que vemos é simplesmente a superfície das pessoas. Não conseguimos enxergar a alma e a dor que cada um carrega dentro do peito. Eu mesma nunca imaginei que esse rapaz fosse capaz de tirar a sua própria vida.

A verdade queridos é que esse tipo de acontecimento é muito mais frequente do que imaginamos. Mas apenas nos damos conta quando acontece próximo a nós.

Empatia significa a capacidade psicológicapara sentir o que sentiria uma outra pessoa caso estivesse na mesma situação vivenciada por ela. Consiste em tentar compreender sentimentos e emoções, procurando experimentar de forma objetiva e racional o que sente outro indivíduo.

A empatia leva as pessoas a ajudarem umas às outras. Está intimamente ligada ao altruísmo – amor e interesse pelo próximo – e à capacidade de ajudar. Quando um indivíduo consegue sentir a dor ou o sofrimento do outro ao se colocar no seu lugar, desperta a vontade de ajudar e de agir seguindo princípios morais.

A capacidade de se colocar no lugar do outro, que se desenvolve através da empatia, ajuda a compreender melhor o comportamento em determinadas circunstâncias e a forma como o outro toma as decisões. Fonte: https://www.significados.com.br/empatia/

Acredito que precisamos exercitar mais a empatia, a capacidade de olhar para o próximo como olhamos para nós mesmos e enquanto pensava nisso me veio a memória o nosso maior exemplo de empatia. O próprio JESUS.

Como homem Ele sentiu as mesmas dores que nós, por isso melhor que qualquer pessoa ele compreende as nossas dores e alegrias. Ele nos deu exemplos práticos em sua trajetória, Ele nunca estava ocupado demais quando o assunto era a necessidade do próximo.

Vejamos alguns exemplos:

Mateus 7:12 Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-o vós também a eles, pois esta é a lei e os profetas. 


Mateus 9:36 Vendo Ele as multidões, tinha grande compaixão delas, porque andavam cansadas e abatidas, como ovelhas que não têm pastor.

Mateus 8:16,17 Chegada a tarde, trouxeram-Lhe muitos endemoninhados, e Ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos e curou a todos os enfermos. 17 Isto aconteceu para que se cumprisse o que fora dito por intermédio do profeta Isaías: Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades e levou as nossas doenças.

Mateus 14:14 Saindo Jesus, viu uma grande multidão, e, possuído de grande compaixão para com ela, curou os seus enfermos.

João 11:33-35 [Jesus foi chamado por Marta e Maria para ressuscitar Lázaro, seu irmão:] Jesus, vendo-a [Maria] chorar, e também chorando os judeus que com ela vinham, comoveu-Se profundamente em espírito, e perturbou-se. 34 Perguntou Ele: Onde o pusestes? Responderam: Senhor, vem e vê. 35 Jesus chorou. [Jesus então orou, e Lázaro, que estava morto há quatro dias, milagrosamente ressuscitou.]

Ele nos mostrou na prática que empatia é muito mais do que a capacidade de se colocar no lugar do outro, empatia é fazer algo mediante o sentimento compartilhado.

Encerro esse Post, desejando e pedindo ao Senhor que me ajude a ser seu instrumento nessa terra. Que eu consiga ter a capacidade de sentir o que o outro sente e que eu possa conseguir fazer algo pela minha geração. E caso você se sinta incompreendido quero que saiba que nosso Deus não está morto, Ele compreende o seu caminhar, conhece as suas dores e deseja sarar teu coração.

Que Jesus nos abençoe!

Um comentário sobre “JESUS exemplo de Empatia

Deixe um comentário

